António Roberto Software
a.roberto@mail.telepac.pt

Algoritmos e Estruturas de Dados
1º ano da Licenciatura em Informática de Gestão

Aula de 23 de Março de 2004

Gerar uma Aposta de Totoloto   versão 2 (ver versão1) exercício de treino de arrays

Gerar 6 números inteiros aleatórios entre 1 e 49 e armazená-los no array Aposta. Nesta 2ª versão, evita-se a ocorrência de números repetidos. Nesta versão os números continuam desordenados no array.

É utilizada pela primeira vez uma estrutura de repetição dentro do corpo de uma estrutura de repetição. Isto é, temos um ciclo exterior com um ciclo interior. O ciclo exterior encarrega-se de gerar números aleatórios, candidatos a pertencerem à Aposta, e a armazená-los na Aposta caso passem no teste de número não repetido. O ciclo interior é responsável por determinar se um número é repetido ou não, isto é, se já existe no array Aposta ou não. 

Utilização do Debug e da Janela de Watch para visualizar melhor a lógica do processamento

   

 

Nome do Projecto

 Tipo

Código Fonte

Totoloto

Standard EXE

Totoloto